segunda-feira, 8 de junho de 2009

patrick Tor4

Deu no Diário de Pernambuco:

Tor4 critica modelo da Universitária FM, da UFPE, e diz que sonha com a Frei Caneca no ar.

Foto: Edezio Aragao/Divulgacao

A discussão sobre rádio pública e seu papel na potencialização e democratização da cultura musical já esteve mais acirrada no Recife. Quando a cidade experimentou o boom de bandas musicais, a partir dos anos 90, o tema foi exaustivamente tratado em discussão que envolvia músicos, produtores, gestores públicos e mídia. Nada aconteceu. A cena musical do Recife sobrevive sem as rádios até hoje. A questão, no entanto, permanece sendo o grande gargalo da cadeia produtiva deste segmento. Por esse motivo, deve ser de grande audiência o debate que acontecerá no Recife durante a programação da conferência internacional sobre negócios da música, o Porto Musical. Patrick Torquato, também conhecido como DJ Patrick Tor4, é um dos principais nomes na gestão de rádios públicas no Brasil. Atualmente é coordenador artístico da rádio Cultura FM, do Pará. Sua palestra é sobre O papel da rádio pública na promoção das cenas culturais locais.

O convite para atuar no Pará surgiu depois que Tor4 deixou sua marca como diretor da Aperipê FM, em Sergipe. O exemplo da atuação da rádio dentro do estado é considerado como o novo panorama do radialismo público no Brasil. Aquele que comunga com a diversidade estética, com os talentos locais, com os sucessos do passado, do presente, bem como o anônimo que merece espaço, de hoje e também da antiga geração. Com a preferência pelo artista que não encontra espaço nas emissoras comerciais, apesar de produzir um trabalho de qualidade, independente do segmento. O radialista, que também faz as vezes de DJ, chegou a criar a "teoria do bloco musical", para orientar os programadores para na construção de uma grade musical plural mas ao mesmo tempo esteticamente coesa.

Patrick é graduado em Rádio e TV, mas não foi na universidade, e sim a partir de um vasto conhecimento musical, aplicado depois nos estúdios, que passou a revolucionar o conceito de rádio pública. Trabalhou com produção de eventos em Aracaju, morou em Salvador no auge da axé music, passou pelo Recife e outras capitais. Formou seu caldeirão sonoro nas andanças pelo país e no gosto desde moleque pela música que, ironicamente, não tocava nas rádios. Uma vez empregado, os artistas do chamado mercado "independente" passaram a ser seu principal arsenal. No programa da Aperipê FM, que o consagrou como radialista diferenciado, ele tocava de Gorillaz a Cordel do Fogo Encantado. As notas elogiosas na crítica especializada deram uma projeção bacana ao trabalho de Tor4.

"Quando eu assumi a programação tentei estruturar essa lógica. A concessão de uma emissora pública tem que ter trabalho amplo, cultural, uma programação que reflita a sociedade, o que está acontecendo. Não é a coisa chata da MPB dos anos 80, instrumental, música clássica. Isso remonta a outro momento da rádio pública", critica Patrick, citando inclusive a Universitária FM, da UFPE, como uma emissora que ainda não acompanha o novo modelo. "A única coisa que é certa na programação dessa rádio é tocar só frevo no carnaval", coloca. A FM pública pernambucana também não faz parte da Associação das Rádios Públicas do Brasil (Arpub), da qual Tor4 é o presidente.

"No final do ano passado começamos a nos organizar para cobrir o Fórum Social Mundial, que ocorreu em Belém. Eles (direção da Universitária FM) responderam nossos e-mails dizendo que tinham interesse em participar do nosso pool de emissoras. Foi o primeiro esboço de tentar se envolver com alguma coisa, mas eles têm problemas técnicos", diz o radialista e DJ, que confessa tocar em sua programação todos os lançamentos da música pernambucana. Patrick toca ainda em outro "calo" deste tema, em Pernambuco. "Eu tenho sonho muito grande que entre no ar a Frei Caneca. Estão perdendo a população e a comunidade artística", reflete.

Além da palestra, no dia 19 de junho, Tor4 faz discotecagem no praça Arsenal da Marinha (local dos showcases do Porto Musical), na noite do dia 18. Junto com o pool de emissoras da Arpub, ele também produzirá conteúdo coletivo para transmissão do Porto Musicalpara todas as emissoras associadas, através do mesmo satélite que transmite a Voz do Brasil.

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