quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Um estranho no ninho

II Brutal Zone no Espaço Cultiva - por Rian Santos

riansantos@jornaldodiase.com.br

Troquei meus ouvidos por uma matéria. A culpa é de Fúria, o único intelectual que eu respeito. O rapaz se envolveu na produção do II Brutal Zone – que reúne meia dúzia de bandas do mal, amanhã à noite, no Espaço Cultiva – e me convenceu da importância de dedicar alguma atenção ao segmento. Os argumentos utilizados foram poderosos. O público local de música extrema vem crescendo de maneira espantosa, por conta própria, à revelia dos meios de comunicação e de qualquer atenção do poder público. Fúria não disse, mas eu deduzi. Metaleiro é gente que faz!

Poucas vezes fiquei tão à vontade durante o ensaio de uma banda. Ninguém sabia quem eu era, ou o que fazia no estúdio. Ninguém estava ligando pra isso. O negócio dos caras da Singn of Hate é fazer barulho, e eles se dedicam com uma devoção monstruosa a isso.

Não se enganem. Devoção, aqui, é a palavra. A banda respeita todos os dogmas da música extrema. Volume, velocidade, ruído. Não consegui entender uma única palavra berrada pelo vocalista Marcio Túlio, mas a julgar pela postura beligerante do negão e pela impostação gutural de sua voz, desconfio que a filosofia da banda tem mais afinidade com os propósitos escuros do coisa ruim do que com os sentimentos etéreos e harmoniosos da maioria das religiões.

Claro que eu não estou municiado, de nenhuma forma, para realizar uma avaliação crítica do que presenciei. Faltam-me parâmetros. Deu pra perceber, no entanto, que os caras são músicos competentes, que encaram o ofício com a paixão necessária para emprestar verdade e personalidade ao que fazem.

Talvez o release da banda seja mais esclarecedor. Segundo ele, a Singn of Hate se dedica a espalhar o caos profano em forma de metal da morte. A banda acumula mais de dez anos de atividade, durante o qual lançou alguns discos, entre Demos, Promos e EPs. Segundo pessoas mais qualificadas para emitir opinião a esse respeito do que este escriba, a Singn of Hate é uma das bandas locais mais importantes e queridas do meio.

Como o texto deixa claro, essa não é minha praia. No final das contas, contudo, a experiência se revelou enriquecedora. Do meio pro fim do ensaio, praticamente surdo, quase acordo meus demônios e começar a bater cabeça como faria no fim do mundo.

II Brutal Zone – Com as bandas Andralls (SP), Goreslave (AL), Sign of Hate, Inrisorio e MDV (AL)

Local: Espaço Cultiva
Data: 01 de outubro
Hora: 21 horas

Um comentário: